Associação de Intervenção na Saúde Mental Do Algarve no Mercado Tradicional e de Velharias de Quelfes

No quarto domingo do mês de julho, 22/07/2018, esteve presente no Mercado Tradicional e de Velharias de Quelfes a Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve (Aisma).
Aisma trabalha em prol de alterar as rotinas das pessoas em desvantagem psicológica e social, retirando-as de uma posição passiva para assumirem uma posição ativa. Ou seja, promover o reencontro com a cultura da comunidade, e, ao serem reconstruídas as relações com o meio, pode este facto atuar em oposição ao processo de exclusão a que, na grande maioria dos casos, estes doentes estão sujeitos.
Proporcionar a expressão do pensamento e das emoções, logo, tornar-se um meio de comunicação alternativo, considerando as pessoas com doença mental que apresentam défices comunicacionais a nível verbal. O desenvolvimento de competências nesta área dando oportunidade aos participantes para que também eles possam constatar, que têm capacidade para executar tarefas com sucesso. A Aisma possui ainda uma oficina de Artes Plásticas, para os seus utentes, onde estes podem exprimir todos os pensamentos e emoções pelas próprias mãos.
Aisma deu a conhecer-se no mercado tradicional como entidade que pode ajudar a encontrar uma solução para depressão, stress e ansiedade, distribuindo e dando a conhecer aos nossos visitantes toda a informação necessária sobre estes tipos de problemas.
A todos a Junta de Freguesia de Quelfes agradece.