Por Ti, Por Nós: Projeto de Educação Social assinala o Dia Mundial do Não Fumador

Foi no dia 25 de novembro, no Mercado Tradicional e Feira das Velharias de Quelfes, que arrancou o projeto Por Ti, Por Nós, uma iniciativa do grupo de estagiárias do curso de Educação Social da Universidade do Algarve a realizar a sua intervenção na Junta de Freguesia de Quelfes.

O Por Ti, Por Nós resultou de uma prospeção às dinâmicas da Junta de Freguesia de Quelfes pelas alunas, que posteriormente criaram o projeto com o intuito de desenvolver ações de sensibilização social e promover a proximidade para com os moradores da freguesia.

Na sua primeira ação, o Por Ti, Por Nós assinalou o Dia Mundial do Não Fumador com a dinamização do expositor do Mercado de Quelfes: foi promovida uma ação de sensibilização contra o tabaco, os custos associados com a compra deste e uma sondagem para auferir as percentagens de fumadores e não fumadores presentes no Mercado nesse dia. Os participantes na sondagem puderam ainda tirar uma fotografia com Austin, a mascote de projeto, que depois seria partilhada no Facebook da Junta de Freguesia. Esteve ainda presente a enfermeira Ana Cristina Guimarães, responsável pela Unidade de Tabagismo do Centro de Saúde de Olhão, que possibilitou aos participantes fumadores medirem o seu nível de monóxido de carbono nos pulmões.

O projeto terá continuidade até abril de 2019, com a dinamização de várias ações de cariz social no expositor do Mercado Tradicional e Feira das Velharias de Quelfes.

A Junta de Freguesia a todos agradece.