Aniversário da Junta de Freguesia de Quelfes - 18 de junho de 2020

As freguesias são a base de um sistema democrático que se apoia nas pretensões dos cidadãos para evoluir. Uma Freguesia tem, dessa forma, um papel fundamental na vida das pessoas, sendo assim, o elemento essencial de um modelo de Organização do Estado.
Reconhecer a sua importância passa por conceder relevância a uma entidade que escuta as pessoas, intervém diretamente no problema quotidiano e, grande parte das vezes, é a primeira porta em que se bate quando existem problemas. Mais do que a dimensão, importa assim considerar o serviço e o papel que as Freguesias representam na vida dos cidadãos.
A Freguesia de Quelfes, nasceu a 1614 por desagregação da Freguesia de S. Pedro de Faro, ainda assim há quem defenda que a mesma é mais antiga, já existindo em meados do século XVI.
O dia 18 de junho de 1808, ficou marcado com a batalha ocorrida na ponte romana, festejado como o dia da Freguesia de Quelfes. A partir desse dia, depois da concretização de uma emboscada, que vários populares oriundos de Olhão e Quelfes fizeram a um destacamento de tropas Francesas, demonstraram patriotismo, resultando da separação de Olhão, em 1808, constituído termo, separado de Faro, com as Freguesias de Olhão, Quelfes, Moncarapacho e Pechão. Passados trinta anos após a separação, a Freguesia de Quelfes foi extinta, tendo o seu território sido dividido pelas Freguesias de Olhão, Pechão e Moncarapacho. Apesar da deliberação, nunca foi posta em prática, tendo sido cancelada em 1933 terminando assim 95 anos em que a Freguesia existiu “ilegalmente”.
Quelfes, viu partir e chegar muitas pessoas. Viu crescer e evoluir milhares de fregueses. Viu acontecer história e foi testemunha na primeira pessoa da transformação de um país. Onde gente boa lutou pela democracia e fez com que se cimentasse, crescesse e aprofundasse, e assim continua em cada momento em que pronunciamos o seu nome. Hoje é uma Freguesia dinâmica e com os olhos postos no futuro.
A Freguesia de Quelfes continuará na memória de todos, enquanto se disser o seu nome, e se compreender o seu exemplo, continuará a existir Quelfes.
Assim, parabéns à Junta de Freguesia de Quelfes nesta data querida e que continue por muitos e bons anos no lugar que faz jus. No centro das nossas vidas!
Vamos Juntos, viver Quelfes!