Início de Projeto: Criação de Jardim Mediterrânico em Quelfes

A Junta de Freguesia de Quelfes procedeu, no passado mês de maio, à transplantação de três oliveiras existentes no terreno, onde atualmente está a ser construída a Habitação a Custos Controlados, numa parceria com o Município de Olhão.
Após ser feita a análise prévia sobre a possibilidade de transplante, de modo a que não houvesse qualquer prejuízo para as árvores, as mesmas foram replantadas e já se encontram adaptadas ao novo local.
Esta ação marca o arranque de um projeto pioneiro de criação de um Jardim Mediterrânico. O novo jardim irá nascer da reconversão de uma zona ajardinada com sistema de rega, na bifurcação entre a Estrada de Quelfes e a EM516-3. Com vegetação autóctone, de forma a criar uma zona ajardinada agradável, sem o consumo de água.
Originando deste modo, uma área verde urbana sustentável, do ponto de vista dos recursos hídricos, para usufruto dos residentes na área urbana em que se encontra, apresentando-se em simultâneo como espaço de lazer e montra da flora local.
Os resultados e a experiência que for obtida neste projeto, poderão ser reproduzidos, no futuro, em outros locais ajardinados.