Mercado e Feira de Quelfes: Em tempo de Pandemia

Trinta de janeiro de 2020 o dia em que o nosso quotidiano mudou, a Organização Mundial de Saúde declarou uma emergência de saúde pública face à epidemia SARS-CoV-2, tendo, no dia 11 de março de 2020, declarado a Covid-19 como uma pandemia. Desde então, a vida de todos mudou num ápice, com várias medidas urgentes e extraordinárias, de modo a erradicar e controlar a pandemia.

A Junta de Freguesia de Quelfes, atenta ao evoluir da pandemia por Covid-19, com grande sentido de responsabilidade e no cumprimento das normas e orientações que têm sido implementados, tem vindo a adotar, sucessivamente, as medidas necessárias a uma resposta adequada ao combate à disseminação da doença. Dentro de todos os condicionalismo existentes, o Mercado Tradicional e Feira das Velharias de Quelfes permaneceu encerrado no primeiro trimestre da pandemia, como prevenção de todos os cidadãos envolventes.

Na atualidade, perante a decisão da Diretora-Geral da Saúde em proibir a realização de Feiras e Mercados de levante, o Governo opôs-se podendo realizar-se mediante a autorização das autarquias. A Junta de Freguesia de Quelfes encontra-se a acompanhar de perto esta situação, através das comunicações das autoridades de saúde. Atendendo a um processo preventivo de resposta, face à nova legislação, da toma de decisão de abertura dos mercados e feiras de levante da responsabilidade do município desde o início de novembro.

Após este período, e dado o processo de desconfinamento, o Mercado Tradicional e Feira das Velharias de Quelfes reabriu a 31 de maio onde retomou a sua atividade, mas de acordo com regras definidas no Plano de Contingência específico. Temos de ser conscientes e pacientes no nosso dia-a-dia, para pudermos ter de novo a normalidade das nossas vidas. Agradecemos a todos o cumprimento de todas as normas de segurança.