Destaque

Prémio Autarquia do Ano distingue projeto da Freguesia de Quelfes

A Freguesia de Quelfes foi reconhecida com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group e apoio do ECO, com a eleição do projeto “Jardim Mediterrânico” na categoria de Ecologia e subcategoria do Combate às Alterações Climáticas.
 
O Prémio Autarquia do Ano está de volta, pelo terceiro ano consecutivo e visa destacar o que de melhor se faz nas Freguesias e Câmaras Municipais do nosso País.
 
Com conclusão prevista para novembro do presente ano, o projeto “Jardim Mediterrânico” procura promover a flora local, com recurso a vegetação autóctone de modo a criar uma zona ajardinada agradável, com o mínimo ou mesmo nenhum consumo de água.
 
A água é um recurso precioso e, atualmente cada vez mais escasso, em virtude da alteração das condições climáticas, consequentemente prevemos ter verões cada vez mais quentes e secos.
 
Assim sendo, a Freguesia de Quelfes propôs a criação de um jardim seco, que raramente ou mesmo nunca se rega, com plantas da região do Algarve, adaptadas à estação seca do verão e que ao mesmo tempo atue como um museu interativo com atividades para a promoção da Educação Ambiental.
 
Neste momento, já foram plantadas mais de 300 espécies e prevê-se que em novembro, aquando da conclusão do projeto já existam cerca de 750 espécies, para usufruto dos residentes na área urbana envolvente, o jardim mediterrânico apresenta-se, em simultâneo, como espaço de lazer e montra da flora local.