História

Segundo Ataíde de Oliveira, Quelfes foi criada em 1614 quando houve a desanexação da Freguesia de S. Pedro de Faro, no entanto há quem defenda que a mesma é mais antiga, existindo já em meados do século XVI. Apesar de não haver certezas quanto à data da sua criação sabe-se que o povoamento do seu território remonta à Época Romana, sendo a Vila Romana da Quinta de Marim uma das principais estações arqueológicas algarvias desse período.

Quelfes ficou conhecida devido à batalha ocorrida na ponte romana, no dia 18 de junho de 1808 na qual, populares oriundos de Olhão com a ajuda das gentes de Quelfes, emboscaram um destacamento de tropas francesas que tinham sido enviadas de Tavira para por fim à revolta olhanense contra o domínio francês.

Olhão foi a primeira localidade a sul do Tejo a repelir os invasores franceses, acontecimento que se tornou incontornável na história da cidade e do Algarve. 

Pelo patriotismo demonstrado, Olhão foi, em 1808, constituído termo, separado de Faro, com as Freguesias de Olhão, Quelfes, Moncarapacho e Pechão. 

Atualmente, Quelfes é uma Freguesia dinâmica, com uma população jovem e ativa, com olhos postos no futuro. A maior parte das escolas do Concelho estão localizadas em Quelfes, tal como o Centro de Saúde de Olhão e ainda uma das 7 maravilhas de Portugal, o Parque Natural da Ria Formosa. 

O nosso passado honra-nos, mas não nos esgotamos nele, é para nós referência para um futuro próspero e solidário que construímos todos os dias. Consigo e, para si!

Heráldica e Brasão

Bandeira

Verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Brasão

Escudo de azul, uma ponte de um arco, movente dos flancos, de prata e lavrada de negro e assente num contra-chefe ondado de prata e verde; em chefe uma estrela de cinco pontas de ouro. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas: ” QUELFES “.