A construção da ponte romana de Quelfes, pensa-se que remonta ao século I, apresenta uma planta regular, desenvolvendo-se de Este para Oeste. Possui um tabuleiro assente sobre um único arco de volta perfeita, sob o seu eixo vertical encontra-se o ponto máximo de elevação do tabuleiro já que as 2 extremidades são rampas ascendentes e encontram-se precisamente nesse ponto. O arco é composto por duas aduelas de cantaria (blocos de pedra em forma de cunha utilizados nas zonas curvas dos arcos, colocados em sentido radial com a face côncava para o interior e a convexa para o exterior) e na sua face interior, mas salientes nos pés direitos, podem-se observar silhares de pedra aparelhada, ou por outras palavras, blocos de pedra trabalhados com o efeito de serem regulares.
Com paredes autoportantes (que suportam o peso da edificação), um vão de 3,95 metros (distância entre os apoios consecutivos da estrutura) e um arco com 3,35 metros de altura e uma flecha de 2, 95 metros (dimensão entre a zona em que começa a curva de um arco, chamada de linha de arranque, e o topo do arco).
Existem elementos tais como a dupla rampa ascendente, a curvatura levemente ultrapassada do arco, o uso de cotovelos na horizontal e a utilização de pedras de menor qualidade na parte superior da ponte que sugerem a existência de uma construção posterior, possivelmente de cronologia medieval.
Acredita-se que se trataria de uma ponte de passagem numa estrada secundária ligando uma zona privada a uma zona agrária.
No século XIX, a 18 de junho de 1808, adquiriu estatuto histórico, ficando conhecida por ter sido nas suas imediações que as tropas de Napoleão foram derrotadas, sendo um marco histórico para o país e principalmente para a população local.
Em 1989, aquando das comemorações da vitoria dos olhanenses contra as tropas napoleónicas foi colocada uma placa comemorativa da batalha.
Atualmente e apesar de se encontrar cortado o trânsito automóvel, a Ponte Romana de Quelfes cumpre a sua função original, constituindo uma ligação sobre a ribeira e é considerada uma das mais importantes estruturas viárias da época de ocupação romana no Algarve.