A Freguesia de Quelfes, segundo Ataíde de Oliveira, foi criada em 1614, por desanexação da Freguesia de S Pedro de Faro, no entanto há quem defenda que a mesma é mais antiga, já existindo em meados do século XVI. Apesar da incerteza quanto à data da sua criação, o povoamento do seu território é bem mais antigo, remontando à época Romana, sendo a vila Romana da Quinta de Marim uma das principais estações arqueológicas Algarvias referentes a esse período.
A Freguesia de Quelfes sempre foi caracterizada por um povoamento disperso pelos campos e pomares da sua zona rural, sendo que o lugar mais densamente povoado da Freguesia foi desanexado em 1695, constituindo a Freguesia de Olhão.
Quelfes tem como orago S Sebastião, ao qual foi dedicada a igreja matriz que ficou gravemente danificada no terramoto de 1755 tendo posteriormente sido reconstruída.
Quelfes ficou conhecida devido à batalha ocorrida na ponte romana, no dia 18 de Junho de 1808, ainda hoje festejado como dia da Freguesia. Nesse dia, populares oriundos de Olhão auxiliados pelas gentes de Quelfes emboscaram um destacamento de tropas Francesas que tinham sido enviadas de Tavira para pôr cobro à revolta Olhanense contra o domínio Francês. O resultado da batalha teve como efeitos práticos o facto de Olhão ter sido a primeira localidade a sul do Tejo a repelir os invasores, facto que se tornou incontornável na história de Olhão e do Algarve. Pelo patriotismo demonstrado, Olhão foi, em 1808, constituído termo, separado de Faro, com as Freguesias de Olhão, Quelfes, Moncarapacho e Pechão.
Em 1838 a Freguesia de Quelfes foi extinta, tendo o seu território dividido pelas Freguesias de Olhão, Pechão e Moncarapacho. Apesar desta decisão, a mesma nunca foi posta em prática, tendo sido anulada em 1933 terminando assim 95 anos em que a Freguesia existiu “ilegalmente”.
Na parte final do século XX, com o progressivo crescimento da vila, e depois, cidade de Olhão, cada vez mais terrenos de Quelfes foram urbanizados, dando origem a um enorme crescimento populacional. Hoje, Quelfes é, em termos demográficos, a maior Freguesia do Concelho de Olhão, estando a maior parte da sua população na zona urbana a norte da estrada nacional 125, tendência que se mantém no início do século XXI.
Hoje, Quelfes é uma Freguesia dinâmica e com os olhos postos no futuro. Temos uma população jovem e ativa à qual tentamos dar resposta através dos equipamentos sociais construídos num passado recente. A maior parte das escolas do Concelho estão localizadas em Quelfes, tal como o Centro de Saúde de Olhão e ainda uma das 7 maravilhas de Portugal, nomeadamente, o Parque Natural da Ria Formosa, bem como equipamentos polidesportivos e recreativos/lazer, como o Ria Shoping. Em termos de solidariedade social somos a Freguesia melhor servida, sendo a ACASO a maior entidade empregadora do Concelho, depois da Câmara Municipal. O nosso passado honra-nos mas não nos esgotamos nele, é para nós referência para um futuro próspero e solidário que construímos todos os dias. Consigo, e para si.