Junta de Freguesia de Quelfes

“Pausa Para Pousar, QUELFES a Polinizar”

A Freguesia de Quelfes, no âmbito da Semana do Ambiente, apresentou, no passado sábado, 19 de novembro, o seu mais recente projeto intitulado “Pausa Para Pousar, QUELFES a Polinizar”.

Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de proteção dos insetos polinizadores que, como sabemos se encontram a desaparecer, o que acarreta consequências para a nossa própria sobrevivência, dado que a polinização feita por estes pequenos animais, quer sejam selvagens ou domesticados, é absolutamente vital para a segurança alimentar, a biodiversidade e contribuem para a criação de fibras (algodão e linho), medicamentos, biocombustíveis, materiais de construção (madeira), entre outros, além de atuarem diretamente no nosso bem-estar.

Com arranque previsto já para a Primavera do próximo ano, “Pausa para Pousar, QUELFES a Polinizar” pretende promover a proteção dos insetos polinizadores, com a alteração da frequência dos cortes da relva nos espaços verdes da Freguesia, a assunção da vegetação espontânea em alguns canteiros e jardins, a não utilização de qualquer tipo de pesticida químico, como aliás já se verifica e ainda, num futuro próximo a criação de abrigos para polinizadores selvagens e abelhas solitárias.

De modo geral, o projeto foi bastante bem acolhido pela audiência presente e esperamos que seja reflexo do modo como também a população local irá receber esta iniciativa.

Decorreu no passado domingo, as Festas em Honra de São Sebastião de Quelfes, uma iniciativa da Comissão de Festas da Paróquia de São Sebastião de...