No Sotavento Algarvio, a Ilha da Armona é uma das 5 ilhas situadas na Ria Formosa, fica entre a Ilha da Culatra e a Ilha de Tavira, pertencendo à freguesia de Quelfes, em Olhão.
Considerada por muitos como um dos melhores destinos da costa portuguesa, a ilha é repleta de encantos paradisíacos, ideais para momentos em família, a dois ou com amigos. Constituída por praias voltadas para o mar e para a ria permitindo usufruir de banhos de água salgada e banhos de água doce, conta ainda, com grandes bancos de areia dourada e piscinas naturais de águas cálidas que se formam aquando da maré baixa.
À semelhança do que acontece em outras ilhas, também na Ilha da Armona não existe circulação automóvel, circulando apenas os veículos motorizados de emergência e limpeza. Possui um parque de campismo, alguns minimercados, cafés e restaurantes, muitos deles com tradição familiar, passando de geração em geração.
A Armona é ainda destino de eleição para os praticantes de desportos náuticos como, a canoagem, a vela e o mergulho, bem como a bastante popular, pesca recreativa.
Para além da parte habitada, situada na extremidade poente, o resto da ilha dispõe de uma natureza selvagem composta por flora rica, aromática, na qual é possível encontrar camaleões e outros exemplares da fauna local.
A natureza selvagem e a beleza das suas praias tornam a Ilha da Armona um pequeno paraíso algarvio.